segunda-feira, 20 de maio de 2013

PRESERVAÇÃO DA ARQUITETURA MODERNA EM RIBEIRÃO PRETO I



ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL
Não diferente de outros países do novo mundo, o estilo chegou entre nós graças à imigração, visita de europeus, retorno de brasileiros que estudaram na Europa e, principalmente, entusiasmo pelo novo estilo por parte das gerações mais jovens de arquitetos.
Algumas enormes diferenças assinalam, contudo, nosso modernismo: a boa condição econômica do Brasil, e o desejo de o governo buscar uma nova fase para a capital federal e a brilhante geração de intelectuais e arquitetos que transformaram o estilo em uma nova linguagem, inconfundivelmente brasileira e universal. (LAURO, 2001)

O modernismo brasileiro destaca-se do movimento internacional por ter assumido formas culturais e estéticas próprias. Em um momento histórico de revisão de valores, de busca de reafirmação da identidade nacional e, ao mesmo tempo, busca de inserção nas discussões universais e no cenário internacional, a arquitetura moderna lança mão de seu legado colonial barroco, das manifestações da arte popular e culturas regionais e volta-se para as possibilidades plásticas e construtivas do concreto armado, tecnologia mais viável no nosso contexto econômico da época.

Produzida num período marcado por intensa industrialização e urbanização no país, a arquitetura moderna brasileira expressa as mudanças de comportamento, as novas formas de sociabilidade, as novas práticas culturais, mas também evidencia os contornos da tradição, traços que a arquitetura residencial passa a incorporar em sua espacialização e linguagem.

IMPORTÂNCIA DE SE PRESERVAR A ARQUITETURA MODERNA
Na medida em que arquitetura moderna nasceu dentro de uma negação e contraposição à arquitetura eclética produzida em finais do século XIX, passado imediato, a sua preservação hoje, quando ela mesma já se encontra inscrita na história, nos coloca questões que exigem novos conceitos e instrumentos de ação (OKSMAN, 2009).

Passado, aproximadamente, meio século do momento de sua maior produção, a arquitetura moderna deve ser abordada como patrimônio histórico, principalmente quando as formas de preservação e intervenção forem discutidas e sempre amparadas pelos princípios e recomendações das cartas patrimoniais - como em qualquer trabalho de conservação, intervenção ou restauro.

É reforçado, desta forma, a importância da salvaguarda deste acervo representativo da história da arquitetura moderna brasileira, de modo que futuras gerações não percam estas referências culturais.
A ideia de que essa arquitetura é um patrimônio cultural e, como tal, merece ser conservada para as futuras gerações, ainda não está consolidada na sociedade. O envelhecimento precoce das edificações, o fato de muito dos edifícios terem sido projetados para usos bem específicos, o uso de novos materiais sem tradição construtiva e durabilidade comprovada são alguns dos desafios na conservação da arquitetura moderna.

Além disso, a arquitetura moderna possui elementos espaciais específicos e uma série de valores que devem ser levados em conta em qualquer operação de conservação.

Dando continuidade ao assunto, serão publicados a seguir alguns edifícios de Ribeirão Preto representantes da arquitetura moderna.


REFERÊNCIAS:
CAVALCANTI, Lauro. Quando o Brasil era moderno: guia de Arquitetura 1928 - 1960 / Organização de Lauro Cavalcanti. - Rio de Janeiro: Aeroplano, 2001.
CARVALHO, Claudia Suely Rodrigues de. Preservação da arquitetura moderna: edifícios de escritórios no Rio de Janeiro construídos entre 1930 - 1960. Tese de Doutorado: Orientador Machado, Lucio Gomes. São Paulo, 2006.
OKSMAN, Silvio. Arquitetura moderna, patrimônio a ser preservado. In: Publicação da Associação Viva o Centro . ano XIII. no 51 . 3o trimestre 2009.
http://www.docomomobahia.org/AF_Marcelo%20Freitas%20e%20Roberta%20Smith_1.pdf
http://www.arcoweb.com.br/artigos/carlos-faggin-arquitetura-moderna-12-08-2004.html
http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/posfau/n19/13.pdf
http://ceci.educacao.biz/_Secao/49/_Pagina/Sala/SalaMaisInformacao.aspx?salaId=1709&ass=56361820

Nenhum comentário:

Postar um comentário